Receita de cupim ao molho

O cupim é um tipo de corte de carne supersuculento e fácil de ser feito. Por ter a gordura bem presente, esse ingrediente fica com bastante sabor ao ser preparado. Mas ele precisa de um tempinho no fogão para ficar perfeito. Por isso, a gente te ensina como fazer um cupim ao molho: uma versão ainda mais gostosa dessa carne! Confira os ingredientes e o modo de preparo e veja como é fácil fazer essa delícia!

Receita de cupim ao molho

Ingredientes

1 peça de cupim (aproximadamente 1 kg)
1 dente de alho
1 cebola roxa
3 batatas médias (opcional)
1 colher de azeite
1 colher (sopa) de vinagre de vinho
pimenta calabresa a gosto
1/2 cubo de caldo de carne
1 litro de água
1 colher (sopa) de requeijão
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de creme de cebola

 

Modo de preparo

Comece temperando a peça de cupim com o dente de alho picado e o vinagre. Em uma panela de pressão, refogue a cebola picada com o azeite.  Deixe dourar bastante e coloque o cupim.
Despeje a água, o caldo de carne, o creme de cebola, a pimenta e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos. Quando passar o tempo, tire a peça de cupim da panela e coloque em um recipiente de vidro. Mantenha o caldo no fogo médio por 10 minutos. Corte as batatas em rodelas e cozinhe na panela de pressão, junto com o caldo da carne. Quando estiverem cozidas, retire as batatas e coloque no refratário junto com o cupim. Deixe assar em forno médio (180º C) por 10 minutos ou até dourar bem a carne. Deixe o caldo cozinhando na panela aberta até que ele engrosse.
Desligue o fogo, adicione o requeijão e a mostarda e misture tudo muito bem. Retire a peça de cupim do forno e despeje o caldo ainda quente. Sirva com as batatas e um arroz para acompanhar!